Proibido — Tabitha Suzuma

by - 10:18:00


AVALIAÇÃO: 5/5 😍

É terminantemente PROIBIDO não ter lido esse livro.😵

Proibido é aquele romance que vai te envolvendo aos poucos, despretensiosamente e quando você menos esperar já não terá por onde escapar. Abordando um tema forte e bastante sensível, a história tem a capacidade de desmascarar preconceitos e desanuviar imposições morais, tudo em nome do amor. Não considero uma leitura fácil: eu, particularmente, passei mais da metade da leitura em negação (“Não, ele não vai...Oh, não. Não, não, eles não. Mas como...não, gente.”) Mas, no fim, você será vencido. E pode começar a preparar a caixa de lencinhos. 😭


“Todo mundo tem o direito de fazer o que quiser, de expressar seu amor como bem entender, sem medo de assédio, ostracismo, perseguição ou mesmo a lei.”


Lochan e Maya têm muitas responsabilidades e poucas alegrias. Juntos eles mantêm a família unida, cuidam dos irmãos mais novos, administram a casa, esforçam-se para tirar as melhores notas na escola e garantem que sua mãe faça o menor número de besteiras possíveis. Tudo em nome da família. Mas, o que acontece quando o maior amor de todos, altamente proibido, promete pôr fim a tudo pelo qual eles sempre lutaram? Será possível vencer seu próprio coração? ❤️

Gostei da forma como um tema nada tranquilo - e fonte de muitas restrições morais, legais e religiosas – foi tratado com a beleza e a delicadeza de um romance juvenil, com todas as cores, apreensões e calafrios que só o primeiro amor da adolescência pode lhe garantir. A narrativa não perde o tom e mescla bem os momentos leves e os mais pesados, conduzindo o leitor em um caleidoscópio de emoções à flor da pele. Um livro de opostos: delicado e forte; sensível e maduro; e atrativo e repulsivo. Tudo ao mesmo tempo. 


“Mesmo à noite, quando abraço o travesseiro e olho por entre as cortinas abertas, não me permito ceder, porque, se fizesse isso, eu não me levantaria mais.”


Por outro lado, alguns trechos importantes da história ficam de lado, prejudicados pelo fim tempestuoso e acelerado do romance, quase como se o editor estivesse gritando no ouvido da autora: "muitas páginas, acaba logo essa história!" E o livro termina, então, com um último suspiro, depois de páginas e páginas de informações e desilusões jogadas naquelas últimas linhas. Faltou a delicadeza e a beleza quase poética que conduziam o romance, deixando um final amargo e exasperado que podia ter sido melhor aproveitado.

Contudo, como um todo, é um romance que vale a pena ser lido e vivido. 

Recomendo!


“Nós não fizemos nada de errado! Como o nosso amor pode ser considerado horrível, quando não estamos fazendo mal a ninguém?... Não sei - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? “


You May Also Like

3 comentários

  1. Sempre quis ler esse livro e sempre add ele na lista de leitura mas outros passam na frente rs. Quando leio as resenhas sobre ele fico com vontade urgente de ler.

    Adorei conhecer seu espaço Helena S2

    Beijos,
    Juliana.
    Fabulônica
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi! Faz tanto tempo que quero ler esse livro mas o tema é meio polêmico demais para mim. Vejo tantas resenhas positivas mas fico receosa, não sei bem o que encontrarei na história e nem se gostarei, mas espero que esse pré conceito que eu tenho acabe e eu consiga enfim lê-lo.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente tenho muita vontade de continuar esse livro. Amei sua resenha, e me deu mais curiosidade de conhecer Proibido.

    cretinaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir