[RESENHA] Oratório da Moça que Sente Saudade - Jaqueline Costa

by - 15:12:00

Publicação Independente | Páginas: 77  | COMPRE


A dor da perda transformada em poesia, transmutada em amor ao próximo. Em 25 de novembro, na Biblioteca do Sesc Petrolina, a poetisa e jornalista Jaquelyne Costa lançará o livro Oratório da Moça que Sente Saudade.
O projeto reúne 53 poesias e pequenos textos que trazem a temática da ausência; em sua grande parte inspirados na relação da autora com a mãe, Alcineide Almeida (in memoriam), vítima de câncer renal em 21 de outubro de 2012.

As amarras da saudade.

A palavra "saudade" vem do latim "solitas" que significa “solidão”, “desamparo”, “abandono”. 

Muitas línguas buscam palavras e termos para definir este sentimento único, mas apenas no português é que a "saudade" encontra amparo e significado, consolidando todo o valor que a perda causa em nós.

Em o Oratório da Moça que Sente Saudade, Jaquelyne Costa nos embala pela sinfonia de emoções, lembranças, sonhos e passados, seguindo por ritmos ora leves e nostálgicos, ora densamente pesados e sobrecarregados de dor e lágrimas.


"Um universo inteiro dentro de mim
fazendo o eco

me lembrar o tempo inteiro

que existo de saudade"

As palavras dançam pelas páginas, cantando e murmurando súplicas ao leitor que segue em desalento e é carregado em um mar de perda e solidão. É impossível não sentir na pele a dor e a saudade imersas naquelas palavras, ao mesmo tempo, em que você irá se recordar daqueles que mais lhe fazem falta.


"Não se pode ser forte o tempo inteiro.
Quem ama é sofredor.

Sentimento não se fiscaliza,

não se exige,
acontece e se sente."

O Oratório da Moça que Sente Saudade foi escrito em memória da mãe da Jaquelyne, que faleceu de câncer em 2012. Ele contém 53 poemas que representam cada um dos anos de vida e história da Sra. Alcineide Almeida.

Além de uma linda homenagem, o livro foi uma forma da Jaquelyne colaborar com o Movimento de Combate ao Câncer de Petrolina (MCC), revertendo as vendas do livro para a entidade.

Não deixe de seguir a página da Jaquelyne no instagram (@jaquesou_jaquelynecosta) e seu BLOG (clique aqui) e compre o seu exemplar deste livro lindo!

Vamos todos ajudar e, assim, quem sabe evitamos novas dores e saudades.

You May Also Like

1 comentários

  1. Oi, garotas! tudo bom?

    gostei muito dessa resenha e de saber sobre mais uma autora, que eu ainda não conhecia.

    Adoro o blog de vocês, porque aqui estou sempre sabendo das novidades desse mundo literário. Sem contar que as resenhas são ótimas. Bem escritas e feitas com sinceridade, isso é evidente em cada uma delas.

    Um abração, Dieison, do RS.

    ResponderExcluir